Neste poético e sensível livro, Ilana Pogrebinschi narra a história de uma menina e uma viola, que juntas tentam fazer a roda girar — símbolo da brincadeira, da arte e da conexão entre as pessoas. Apesar da alegria da música, a indiferença da “gente, gente, gente” transforma a roda em frieza e afastamento. A menina, porém, continua a dançar, até que o encanto parece se perder... Mas a esperança ressurge quando um menino escuta o chamado da viola e convida todos a recomeçar. Um conto contemporâneo sobre sensibilidade, empatia, resistência e a força transformadora da arte. Com ilustrações de Verônica Calandra, por meio de sua musicalidade e suas cores, quer transportar as crianças, e também nós adultos, para essa animada roda que celebra a vida, brinca com a natureza e promove o fraterno encontro!

Indicação de Irene Ravache

Lançamentos

A Menina e a Viola

Ritmo, musicalidade, formas e cores que unem as pessoas em meio à natureza!

“O nascimento deste livro de estreia traz alegrias e surpresas. A obra de Ilana Pogrebinschi, consagrada contadora de histórias, nos encanta pelas palavras e pelo ritmo bem trabalhado nos versos.

A vida ganha ânimo e cor com uma roda e uma viola. Um olhar de menina acende a infância de quem escuta, olha, toca, dança. É na brincadeira que a autora se debruça para trazer a musicalidade do seu texto.

(Ninfa Parreiras, psicanalista e autora)

E aqui a polissemia tem voz ao abrir diferentes caminhos para a leitura. O texto, as belas ilustrações e a possibilidade de escutar a história cantada pela autora formam um conjunto notável de graciosidade e pureza.”

Ao ler esta história-canção nossa emoção se apruma e circula emvolteios de inspiração. O uso de repetições, de rimas e de aliterações imprime uma sonoridade lúdica. As ilustrações conduzem o leitor porvívida imaginação. É uma obra para as infâncias que reflete o olhar da criança, as descobertas e as experiências.

Nas páginas finais, o livro apresenta a partitura da música (com as cifras) transcrita e editada por Ricardo Szpilman para que você possa aprender a tocá-la e cantá-la. Há também um QR code que dá acesso à gravação oficial da música já disponível nas principais plataformas digitais.

Conheça a canção que inspirou o livro

Conheça um pouco mais do livro

Bastidores: ilustrações, música, gráfica!

Feedback dos leitores:

Reportagens

JORNAL DO COMÉRCIO 30/07/2025

O GLOBO Ancelmo Gois 26/07/2025

JORNAL EMPRESAS & NEGÓCIOS 20/10/2025

ÊXITO RIO 02/10/2025

ROTEIRINHO CARIOCA 20/09/2025

GB NEWS 03/10/2025

SALA DE NOTÍCIA 16/08/2025

SOPA CULTURAL 07/08/2025

JORNAL FOLHA NOROESTE 14/10/2025

Lançamento na FLIP

Fotografias de Bruno Leão

Lançamentos no Rio de Janeiro e Nova Friburgo